sexta-feira, 31 de outubro de 2008

REFORMA LUTERANA

ABAIXO O TEXTO PUBLICADO NO JORNAL HOJE DE CASCAVEL NA MANHA DE HOJE, DIA 31 DE OUTUBRO


Há 491 anos, no dia 31 de outubro, vários pedaços de papéis fixados na porta de um castelo em Wittemberg, Alemanha, mudariam a religião no mundo ocidental.

O protesto do monge católico, Martinho Lutero, era simples: vários pedaços de papéis fixados num local público contestando a venda de perdão (indulgências) pela Igreja Católica. Lutero defendia que o perdão era oferecido graciosamente por Deus e a salvação não devia ser cobrada pela Igreja. Era 31 de outubro de 1517 e a data ficou conhecida anos mais tarde como o “Dia da Reforma Luterana e/ou Protestante”.
As idéias de Lutero extrapolaram as fronteiras alemãs e foram divulgadas por toda a Europa. Chamado para prestar contas, o monge não cedeu e foi excomungado da Igreja. Diversos seguidores começaram a dar atenção a Lutero, que pregava a salvação por três meios: somente a fé, somente a graça e somente a escritura. O Protestantismo se espalhou pela Europa e surgiram diversas religiões em oposição a igreja da época.
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) é herdeira direta desse movimento e está presente na cidade de Cascavel através de diversas congregações. Continuamos a ensinar e divulgar o Cristo para Todos, o Filho de Deus enviado graciosamente para reconciliar a humanidade com seu Criador, como lemos no evangelho de João, capítulo 3, versículo 16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O amor incondicional de Deus para com a humanidade, e a gratuidade desse amor, perdão e reconciliação é o fundamento para o ponto principal da doutrina luterana, a Justificação pela Fé e não por obras humanas. É justamente este “cerne” da Escritura Sagrada que o movimento da Reforma Luterana e/ou Protestante resgata.
Por isso queremos comemorar este 31 de outubro. Porque Deus utilizou um humilde servo para que a boa noticia de salvação, anunciada pelos anjos na noite de natal, não se perdesse nas brumas da história da humanidade, mas que fosse resgatada aos corações da humanidade tão amada por Deus.
Rev. Jair Krack
pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

CLIQUE E VEJA AS NOVIDADES DA SBB!