quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Razões - Porque pessoas não vão à Igreja

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

 

Estimados irmãos e irmãs,

Diz o apóstolo Paulo em Colossenses 3.15b: “Sede agradecidos.” Hoje é o Dia Nacional de Ação de Graças. Na verdade, essa é uma data, um motivo festejado em muitas partes do mundo. Começou nos Estados Unidos depois de uma boa colheita, no final do outono. Hoje é uma data muito lembrada e comemorada, especialmente nos Estados Unidos e Canadá. Nessa ocasião é dada uma atenção bem especial para a família e para a religiosidade. No Brasil, em 17/08/1949 o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, pela Lei nº 781. Em 1966, pela Lei nº 5.110 estabeleceu-se a quarta quinta-feira do mês de novembro para festejar essa data.

Agradecer é um gesto de humildade. Agradecer é um ato de grandeza, digno e honrado. Lamentavelmente o ser humano, em geral, é tardio em agradecer. Rápido para pedir, mas tão esquecido e lerdo para voltar, reconhecer e dizer: Muito obrigado!. E isso vale no campo terreno, como também na sua relação com Deus. A Bíblia nos dá exemplos disso. Numa situação dez leprosos foram pedir ajuda de Jesus, e apenas um voltou para agradecer. No SL 50.15 diz: “Invoca-me no dia da angústia, eu te livrarei”, e aí termina o texto dizendo “e tu me glorificarás.” Muitos fazem o ponto final depois das palavras “eu te livrarei.”

Irmãos em Cristo! Nós temos muitos motivos para agradecer. Na verdade, temos todos os motivos para agradecer. Cada novo dia é uma benção de Deus. Cada passo, cada refeição, o ar que respiramos, a água que tomamos, tudo é graça e misericórdia de Deus. Mas além de todas estas bênçãos terrenas e materiais, temos um presente, uma graça, um gesto de amor que supera a tudo: Deus mandou seu Filho ao mundo para nos salvar. Jesus que deu a sua vida por nós, para que fóssemos reconciliados com o Pai, para que tivéssemos perdão, vida e salvação. Poderia ter presente maior? Poderíamos deixar de agradecer, reconhecer e responder a tamanho amor?

Por isso: “Sede agradecidos!”, não só hoje, não só num dia durante o ano, mas em todos os dias, da manhã até a noite, dia após dia, em todos os momentos, vivamos a gratidão e a alegria de termos um Deus tão maravilhoso e gracioso como o nosso.

Um bom dia de Ação de Graças.

Rev. Egon Kopereck

Presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil

MENSAGEM DE ESPERANÇA–HORA LUTERANA

Boas perspectivas

Uma coisa muito triste é olhar para aqueles que vivem à margem da sociedade e reparar na sua miséria, no seu sofrimento, na sua falta de perspectiva de dias melhores. Quando sofremos mas aguardamos o fim da dor, temos um ingrediente que nos estimula a prosseguir lutando. Mas quando nosso futuro é desconhecido e paira sobre nós a expectativa de que o pior pode vir a acontecer, o medo e a intranqüilidade tomam conta. Existe um fato muito antigo que aponta para um fim trágico para todos os pecadores: o pecado que leva à morte eterna. Mas Deus, em seu imenso amor, oferece a sua graça a todos os pecadores. Já não há porque se angustiar com o futuro, com a morte, com o medo da condenação, pois àqueles que estão em Cristo Jesus, Deus já não lhes atribui pecado, mas sua graça para a vida eterna. O que nos tranqüiliza é que isto não depende de nós, mas de Deus, que agiu em favor de todos, para que, através de Cristo, pudéssemos ter salvação.
Oremos: Querido Deus, leva-me a conhecer cada dia melhor o Salvador Jesus Cristo e a esperar unicamente dele todo o bem para a minha vida, tanto neste mundo, quanto na eternidade. Amém.
Leia em sua Bíblia: Rm 5.12-21

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MENSAGEM DE ESPERANÇA–HORA LUTERANA

Amor de pai

Existem coisas difíceis de se entender. É difícil entender como filhos que presenciaram os sacrifícios que seus pais fizeram em seu favor, podem retribuir com ingratidão. Tais cenas são comuns no relacionamento entre as pessoas. Quando olhamos para Deus fica difícil de compreender o seu amor por nós, seus filhos, que tantas vezes o desprezamos e seguimos os nossos próprios interesses. Mesmo recebendo ingratidão em troca do seu amor, Deus envia o seu Filho Jesus Cristo ao mundo para morrer pelos pecados de todos. Nunca existiu nada de nossa parte que o cativasse a vir ao nosso encontro. Foi unicamente o seu amor pelo pecador.
Oremos: Amado Deus, que a cruz do teu Filho se projete sempre sobre a minha vida, para que eu me lembre que o teu amor sempre me acompanha e que nada poderá separar-me dele. Amém
Leia em sua Bíblia: Romanos 5.8-11

CLIQUE E VEJA AS NOVIDADES DA SBB!